A Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) foi criada em 2000 com o objetivo de desenvolver uma representação institucional das exibidoras donas de multiplex no Brasil. A instituição se consolidou ao longo desses anos como espaço de atuação na defesa dos interesses do setor de exibição. Na época, os cinemas com mais de seis salas eram uma nova tendência, e era importante que houvesse uma instituição atenta aos interesses deste novo segmento no mercado brasileiro de exibição. Nos primeiros 15 anos da Abraplex, ela contou com o trabalho pessoal e voluntário dos presidentes das companhias de cinemas multiplex.

Foi em 2015 que a instituição se organizou e decidiu que deveria crescer e ganhar uma forma orgânica. Desde então, a Abraplex conta com uma representação em Brasília. Cabe a ela acompanhar de perto as discussões dos principais temas que envolvem o mercado de exibição: cota de tela, acessibilidade, descontos no ingresso, entre outras questões que possam interferir na vida da exibidora. A Abraplex também luta em prol dos programas que têm levado o cinema para o interior do país. Temos, hoje, apenas 380 municípios com salas de cinema, num universo de 5 mil municípios. Ou seja, trata-se de um mercado que ainda tem muito o que crescer.

Hoje, a Abraplex representa oito grupos exibidores multiplex: Cinemark, Cinépolis, UCI Cinemas, Cinesystem, Cineart, GNC Cinemas, Arteplex e Moviecom. Esses oito grupos representam 52% do número de salas existentes e cerca de 65% da bilheteria no Brasil.

A instituição defende o fortalecimento da indústria nacional do cinema e a aceleração do processo de interiorização e expansão das salas de exibição. Para isso, está atenta a iniciativas e aos programas federais, estaduais e municipais e aos seus impactos no mercado exibidor brasileiro.

O crescimento da produção nacional nos últimos anos e o aumento do número de salas no país geraram um clima de otimismo em todos os setores da cadeia produtiva da atividade cinematográfica. Novos modelos de negócio, tecnologias e hábitos de consumo cultural fazem parte da historiografia do cinema. E o mercado exibidor não para de se renovar e se reinventar.

Cinema é magia. A experiência da sala de cinema é única. E é por acreditar nesta magia que a Abraplex existe.

Marcelo Bertini

Presidente da Abraplex

© 2018 por ABRAPLEX. Site desenvolvido por WUUM.

SHIS CL QI13, Bloco E, Salas 21 e 22

71.635-013 - Brasília/DF