Buscar
  • Marcelo Bertini

A criatividade e a resiliência



Boa notícia: a bilheteria do cinema no mundo cresceu mais de 3% em 2017. No Brasil estamos crescendo de forma bem mais consistente, sendo que entre 2014 e 2017 nossa bilheteria cresceu impressionantes 38%. E nos Estados Unidos, onde a Exibição encontra mais concorrência, a renda evoluiu 2,2%, considerando o mesmo período. Este resultado é fruto da soma da habilidade dos artistas em oferecer produtos sedutores, e dos exibidores em transformar o cinema em uma experiência para além da tela. Fracassaram as previsões negativas que apontavam o fim do cinema com o nascimento das novas plataformas de acesso ao produto audiovisual. O público consome cinema, além de outros formatos de mídia.


A concorrência é intensa e demanda de todos nós uma postura de atenção e capacidade de resposta ágil. Os resultados de 2017 apontam que o público adotou as salas VIP com ótimas respostas para a expansão deste formato. A oferta de novas tecnologias em experiência imersiva nas salas também trouxe o consumidor para dentro do cinema. Outro desafio que temos enfrentado positivamente é a expansão do parque exibidor para o interior e para cidades de médio porte. Estratégias como estas podem e devem ser gestadas no nosso ambiente e só dependem de nós e de nossos parceiros.


Para além da nossa capacidade criativa como exibidor, porém, está um grande aliado na conquista do público: o filme brasileiro. Temos assumido a responsabilidade de abrir diálogo com as distribuidoras e as produtoras para colaborar nesse desenvolvimento. Entretanto, cabe ao MinC e à Ancine o desafio de continuar oferecendo condições para o desenvolvimento da infraestrutura, bem como de formas de financiamento para que o cinema nacional seja sempre relevante como arte e como resultado de bilheteria. Nesse senti- do, estamos testemunhando os esforços que essas instituições têm promovido nos últimos tempos.


A Abraplex vem crescendo ano a ano junto com o mercado. Hoje representamos mais de 50% do total de salas do país. Nosso objetivo é reunir as empresas exibidoras de multiplex para que possamos como grupo convergir ideias e construir soluções alinhadas para o nosso mercado. Queremos sempre manter o diálogo aberto com todos os setores para construirmos uma indústria brasileira forte e duradoura.

0 visualização

SHIS CL QI13, Bloco E, Salas 21 e 22

71.635-013 - Brasília/DF

© 2018 por ABRAPLEX. Site desenvolvido por WUUM.